O leão

  • O leão é um mamífero, um felino muito forte que vive em África, na savana. Também há uma espécie de leão na Índia (Leão-da-Índia), mas está em vias de extinção.
    Dizem que na Índia há apenas cerca de 200 desses leões, portanto o "rei dos animais" vive quase só em África.
  • Como sabes, a fêmea do leão é a leoa, cuja maior diferença está no facto de não ter juba. Por outro lado também é mais leve, o que a torna mais rápida do que o macho.
  • Tanto o leão como a leoa têm o pêlo curto, como qualquer felino, e neles a cor é castanho amarelado. O macho tem uma juba muito grande em volta do pescoço de um tom castanho avermelhado.
  • Sabias que a juba serve mesmo para o leão ficar mais majestoso e parecer maior e mais assustador?
    O macho que tiver a melhor juba tem mais probabilidades de se tornar o chefe do grupo!
  • Quando o leão nasce não tem juba; tem alguns pêlos de cor clara à volta do pescoço, que só começam a nascer por volta dos dois anos. Claro que aos cinco já tem uma juba enorme, com mais de 20 centímetros de comprimento!
  • Normalmente os leões têm entre 2 metros e meio e três metros de comprimento. E apesar de as fêmeas serem mais pequenas do que os machos, elas também são bastante grandes!
  • Para além do comprimento do corpo, o leão tem ainda uma cauda com mais um metro de comprimento, que termina num tufo de pêlos da cor da juba.
  • Sabias que um leão pode chegar a pesar 250 quilos? E a fêmea quase 200! São mesmo enormes...
    Um leão tem normalmente a altura de uma criança de seis anos! Nunca pensaste que fosse tão grande, pois não?
  • Diz-se que o rugir do leão é um dos mais assustadores e grandiosos sons produzidos pelos animais selvagens. É um som forte e rouco que assusta qualquer um.
    Imagina o medo que têm as pessoas que moram perto do Jardim Zoológico!
    Sabias que o rugido de um leão se consegue ouvir a oito quilómetros de distância?
  • Normalmente o leão ruge ao anoitecer. O seu rugido serve para avisar os outros leões que aquele território já está ocupado (principalmente se lá houver boa caça). Aliás, o trabalho do macho é quase só o de guardar o território e proteger as fêmeas e as crias.
  • O leão (ou a leoa, sobretudo ela) caça muito bem! Tem dentes muito fortes e também alguns mais pequeninos que servem juntos para rasgar e cortar a carne. Para ajudar na caça conta também com garras muito poderosas!
  • Sabias que o leão é um dos maiores carnívoros do mundo?
    Alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de cinco quilos de carne por dia e um macho de sete.
  • Dizemos "em média" porque às vezes a Natureza não é tão simpática e os leões podem ficar sem comer durante dois ou três dias. Por isso, quando a caça é farta, são capazes de comer 20 ou 30 quilos de carne de uma só vez!
  • Os leões passam quase todo o dia a dormir (como todos os felinos) e saem para caçar ao fim do dia ou à noite, que é quando os outros animais estão a dormir ou a beber.
  • Sabias que, habitualmente, quem comanda as caçadas são as leoas? Aliás, mesmo dentro do grupo das fêmeas há uma que comanda as outras nessa tarefa. Essa é a favorita do leão chefe que, sempre que é preciso usar a força, ajuda também (porque é mais pesado e pouco discreto).
  • Numa caçada, a leoa começa por rastejar por entre as ervas altas, observando a sua presa à distância. Se estiver a caçar sozinha, surpreende-a com um salto. Mas quando está em grupo usa a inteligência: com a ajuda das outras leoas, cercam e capturam a presa sem lhe deixar hipóteses de fuga!
  • A leoa fica prenha durante cerca de quatro meses e tem entre dois e seis filhotes de cada vez. Sabias que, quando nascem, os leõezinhos têm apenas dois quilos? Uma semana depois já são do tamanho de um gato adulto! Crescem muito depressa.
  • Durante as primeiras semanas de vida dos filhotes, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende muito bem a sua prole. Por prudência, ela muda a ninhada de lugar de três em três dias, transportando as crias uma a uma, com cuidado, segurando-as pelo pescoço com os dentes (não dói).
  • Sabias que, enquanto uma leoa está prenha, as outras leoas do grupo caçam e tratam dela? Depois das crias nascerem, são cuidadas por todas as fêmeas como se elas também fossem suas mães.
    Algumas até amamentam as crias das outras. Assim, é mais fácil adoptar uma que fique órfã.
  • Pois é, os leões são bichos muito sociais. Andam sempre em grandes grupos, ao contrário dos outros felinos que vivem quase toda a sua vida sozinhos. Assim têm mais hipóteses de sobreviver na savana.
  • Quando a leoa vai caçar, é o leão que fica com os filhotes (apesar de não brincar nada com eles).
  • Sabias que o leão já existiu no sul da Europa, em liberdade? E também na zona que é hoje o Próximo Oriente (Israel, Líbano, Síria, etc.) e no norte de África (Egipto, Tunísia, Líbia)? Claro que agora também existe nos Jardins Zoológicos, mas isso não conta!
  • Não se sabe exactamente quando é que os leões desapareceram da Europa, mas sabe-se que existiam na época dos romanos. Há documentos que contam que os leões atacavam os seus exércitos.


    Leão nas línguas de outros países:
    Inglaterra - lion (macho), lioness (fêmea), cub (filhote)
    - França - lion (macho), lionne (fêmea), lionceau (filhote)
    - Itália - leone
    Alemanha - löwe
    Espanha - león
    Etiópia - ambessa
    Malawi - nkharam
    Moçambique (Zambeze) - podôgomo
    Namíbia - xamm
    Nepal - hiun chituwa
    Nigéria - odum aja
    Botswana - n'hai
    Quénia - ngatia, muruthi
    África Ocidental - nguambulu
    Uganda - labwor
    Quénia (Masai) - olugatany
    África do Sul (Setswana) - tau
    África do Sul (Suaíli) - simba
    Somália - aar, baranbarqo, libaax, gool, davar

1 comentário: